quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DIA DO SACI


SACI-PERERÊ
O saci é um personagem brasileiro mitológico que habita o imaginário popular brasileiro, principalmente no interior do país onde ainda se mantém o hábito dos mais velhos, de contarem em histórias aos mais jovens nas tranquilas noite de lua.
Representado atualmente pela figura de um menino negro de uma perna só, que possui um gorro vermelho na cabeça e traz sempre um cachimbo na boca. De norte a sul do Brasil, além do nome, são várias também as definições e representações atuais que se tem dele. No nordeste, de uma forma geral ele segue a representação antes descrita que é a mais conhecida e popular.
Principais características:
- É um ser que vive nas matas;
- É extremamente misterioso;
- É negro, pequeno e possui apenas uma perna;
- Usa capuz vermelho e um cachimbo;
- Não possui pêlos no corpo;
- Só tem três dedos em cada uma das mãos;
- Possui as mãos perfuradas;
- Adora assoviar e ficar invisível;
- Vive com o joelho machucado, resultado das travessuras;
- Tem domínio dos insetos que atormentam o homem: mosquitos, pernilongos, pulgas etc;
- Fuma em um pito e solta fumaça pelos olhos;
- Adora fazer travessuras;
- Pode em momentos de bom humor ajudar a encontrar coisas perdidas;
- Gira em torno de si feito um pião e provoca redemoinhos;
- Pode ser malvado e perigoso;
- Adora encantar criancinhas e fazê-las perder-se na mata.

O SACI É MALVADO OU APENAS TRAVESSO?
Entre todas essas características uma é unânime: sua personalidade travessa. algumas pessoas acreditam que ele é mau, outros dzem que ele é apenas um garoto traquino que adora fazer pequenas travessuras, mas sem o intuito de fazer o mal, apenas de se divertir, seja como for  diz a lenda que ele é muito peralta. Adora assustar os animais, prendê-los criar situações embaraçosas para as pessoas, esconder objetos, derrubar e quebrar as coisas, entre outras danações.
Para escapar do Saci algumas pessoas afirmam que o único meio de driblar o negrinho é espalhando cordas ou barbantes amarrados pelo caminho. Assim ele se ocuparia em desatar os nós, dando tempo da pessoa fugir de sua perseguição. O Saci também tem medo de córregos e riachos, por isso, atravessar um pode ser uma alternativa, pois o Saci não consegue fazer a travessia.
CURIOSIDADES 
 Quando surgiu o Saci era retratado por um curumim endiabrado, com uma perna só e rabo. Suas traquinagens tinham como objetivo atrapalhar a entrada dos intrusos na mata no território indígena, ou seja resguardar seu território dos temidos homens brancos.
A figura do Saci original –índio- sofreu alterações por ocasião da inserção, na cultura do país, de elementos africanos e europeus, trazidos para cá pelos negros escravos.
O Saci se transformou em um garoto negro de características físicas africanas. Alguns acreditam que a ausência da perna se deve a uma disputa de capoeira, também ganhou um cachimbo que é típico dos costume africanos. Da cultura europeia ganhou o gorro vermelho que diz a lenda é a fonte de seus poderes.
Apesar de todo o encanto dessa lenda e desse peersonagem. Mesmo com a resistência em alguns lugares da cultura de contar histórias, o que se percebe é a desvalorização da cultura oral e o enfraquecimento desses costumes a cada dia.
A literatura de Monteiro Lobato, Ziraldo e Mauricio de Souza trouxe o resgate deste personagem, bem como a criação do dia do Saci que ocorreu em 2005 como meio de valorização da cultura nacional contra o importado Hallowen (Dia das Bruxas)


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CONHECENDO AS GRANDES PERSONALIDADES QUE MUDARAM NOSSA HISTÓRIA


   A professora Sirlene, juntamente com a turma do 5° ano D, realizaram um trabalho de pesquisa sobre as personalidades que mudaram nossa história.
   Os estudantes pesquisaram, fizeram cartazes e seminários acerca destas pessoas que influenciaram  positivamente nossa sociedade.
   Ghandi, Mandela, Madre Trereza de Calcutá, Chico Mendes entre outros foram pesquisados. Foi um trabalho muito extenso e que trouxe ótimos frutos, pois os estudantes puderam analisar e comnprovar que bastando acreditar e lutar, podemos sim fazer a diferença.
   Veja nas fotos abaixo o registro fotográfico desta atividade.







publicado por profª Claudia López Azevedo

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Semana das Crianças

  


   A semana do Dia das Crianças na EMEF Ester foi super especial.
   Foi organizada uma programação especial, para que nossos estudantes pudessem aproveitar pra valer a sua semana.
   Na segunda tivemos uma delicioso cine pipoca, na terça oficinas dirigidas pelos professores, na quarta um saboroso bolo de festa, seguido por uma baladinha esperta e finalmente na quinta os tão esperados brinquedos vieram para escola e os estudantes puderam aproveitar a piscina de bolinhas, cama elática e pula-pula, tudo isso seguido de comes e bebes deliciosos preparados pelas nossas mais do que queridas merendeiras.
   Abaixo temos uma pequena mostra do registro fotográfico feito na semana, em breve confiram o registro completo em um álbum virtual que será feito especialmente para que todos possam comprovar ou relembrar esta semana maravilhosa.

















publicado por profª Cláudia López Azevedo

sábado, 6 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012

   Neste ano de 2012 iremos ter eleições para escolhermos o nosso prefeito e vereadores.
   Em um país democrático como o nosso é primordial que os estudantes aprendam desde cedo a importância do voto e do exercício da cidadania, afinal somos responsáveis por quem votamos e escolhemos para gerir nosso município, estado e país.
   E foi com este objetivo que a professora Cida do 1° ano D, fez um trabalho super bacana simulando as eleições. Os estudantes tiveream seus títulos de eleitores, aprenderam a usar a urna e até comprovante receberam após terem votado.
   É isso aí, aqui na EMEF Profª Ester Cordeiro de Souza é assim, nossos estudantes aprendem desde cedo o pleno exercício da cidadania e sua importância, afinal formar cidadãos conscientes e responsáveis é nosso principal objetivo.




















Publicado por Profª Cláudia López