terça-feira, 22 de junho de 2010

COMO SURGIRAM OS FESTEJOS JUNINOS?




  Fogueira, fitas, mastros coloridos. Dança e animação. Todos nós conhecemos muito bem a tradição da Festa Junina. Mas a verdadeira história da origem dos festejos juninos vem de muito tempo atrás.
   Contam que Maria de Nazaré e Isabel eram muito amigas. Por esse motivo, costumavam visitar-se com freqüência, afinal de contas, amigos de verdade costumam conversar bastante.Um dia, Isabel foi à casa de Maria para contar uma novidade:estava esperando um bebê ao qual ela daria o nome de João Batista.
   Ela estava muito feliz por isso! Mas naquele tempo, sem muitas opções de comunicação, Maria queria saber de que forma seria informada sobre o nascimento do pequeno JoãoBatista. Não havia correio, telefone, muito menos Internet e e-mails.Sendo assim, Isabel combinou que acenderia uma fogueira bem grande,que pudesse ser vista à distância. Combinou com Maria que mandaria erguer um grande mastro com uma boneca sobre ele.O tempo passou e, do jeitinho que combinaram, Isabel fez.Lá de longe Maria avistou o sinal de fumaça, logo depois viu aslabaredas que subiam e desciam. Ela sorriu e compreendeu a mensagem.Foi visitar a amiga e a encontrou com um belo bebê nos braços. Era dia 24 de junho.
   Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, fogueira e outrascoisas bonitas como: foguetes, danças e muito mais!
    Mas ainda dizem que existia desde antes de Cristo, no mês de junho e julho, acendiam-se fogueiras para saudarem o verão europeu, até que o catolicismo fundiu as comemorações pagãs ao aniversário de S. João, dando origem assim as festas juninas de hoje.
   As origens estão descritas, mas a diversão cabe a cada um, então... BOM DIVERTIMENTO E CUIDADO AO PULAR A FOGUEIRA.



publicado por Cláudia López



Um comentário:

Comente afinal este BLOG foi feito para você!